Por que há dor no calcanhar? Causas e tratamento dessa condição

Especialistas apontam que é uma lesão debilitante e recorrente, com tendência a se tornar crônica. Pode-se dizer que, em algum momento da vida, todos terão experimentado dor nos pés, especificamente nos calcanhares. Uma das queixas mais comuns é a fascite plantar, descrita pelos especialistas como uma das causas mais frequentes da dor nessa parte do pé.

De acordo com Ángel de la Rubia, podólogo da Top Doctors Espanha, a fascite plantar é a inflamação devido à sobrecarga da aponeurose plantar, tecido que conecta o calcanhar aos dedos e cria o arco do pé.

Segundo o especialista, essa lesão pode ser incapacitante e frequentemente pode se prolongar, destacando a “importância de tratá-la ao iniciar os primeiros sintomas, pois uma vez estabelecida, sua resolução é muito mais complexa”.

O podólogo também enfatizou que o acompanhamento dessa lesão é incerto, e, de acordo com seu prognóstico, “sua complexidade é determinada pelo estresse ao qual submetemos a fáscia sempre que ficamos de pé, andamos, corremos ou pulamos”.

Causas e sintomas mais comuns

De acordo com o portal web da Aurora Health Care, a dor no pé pode ocorrer em uma pessoa por estas causas:

  • Artrite: devido a ser uma doença inflamatória das articulações, às vezes pode causar dor no calcanhar.
  • Neuropatia: esta condição ocorre quando os nervos não funcionam corretamente, afetando na maioria dos casos os pés e as mãos. Pode incluir sintomas como dormência, formigamento e sensação de dor ou queimação.
  • Esporão no calcanhar: é causado por um crescimento ósseo no osso do calcanhar e ocorre junto com a fascite plantar.
  • Tendinite de Aquiles: essa lesão ocorre em atletas que correm e pulam muito. O principal sintoma é dor e rigidez no tendão de Aquiles, na parte de trás do tornozelo, perto do calcanhar.
  • Fraturas por sobrecarga: são pequenas fissuras no osso que ocorrem devido ao uso excessivo ou movimento repetitivo.

Da mesma forma, o Colégio Oficial de Podólogos da Comunidade Valenciana (ICOPCV) na Espanha explicou que quando o uso excessivamente plano de calçados é mais comum, principalmente por parte das mulheres, “problemas de saúde nos pés podem ocorrer, como, por exemplo, fascite plantar (dor na planta do pé)”.

Além disso, também pode causar dor nas panturrilhas, tornozelos, quadris e nas costas. “Sapatos tipo sapatilhas devem ser destinados apenas a eventos ocasionais. Assim como um calçado com salto alto é prejudicial para a saúde dos pés, um calçado excessivamente plano também pode ser, porque, entre outras coisas, não proporciona estabilidade à pisada”, disse Maite García, vice-presidente do ICOPCV.

Tratamento para a dor no calcanhar

Especialistas indicaram que fornecer um tratamento específico ao paciente depende da causa que está causando essa dor. Os médicos recomendam começar com o método menos invasivo possível, e em casos graves, podem recorrer a uma intervenção cirúrgica se os outros tratamentos não surtirem efeito.

Alguns tratamentos que o médico pode fornecer incluem:

  • Permanecer em repouso, aplicar gelo ou usar dispositivos especiais de suporte para recuperação.
  • Sessões de fisioterapia.
  • Medicamentos anti-inflamatórios como acetaminofeno e ibuprofeno.
  • Injeções para aliviar a dor.

No caso de esses tratamentos não funcionarem e a dor continuar piorando, os podólogos recomendam uma cirurgia no pé ou no tornozelo, dependendo do diagnóstico.

Os erros mais comuns ao fazer exercícios

De acordo com Yamile Ángulo, coach nutricional, estes são alguns erros e contratempos que uma pessoa que está começando a praticar atividade física pode experimentar.

  • Desmotivações: algumas pessoas começam motivadas a fazer exercícios, mas não encontram os resultados esperados devido a vários fatores, como os mencionados anteriormente, o que leva a desistências.
  • Falta de orientação e supervisão especializada: muitas pessoas não têm um treinador físico que as oriente sobre como começar a treinar; no entanto, existem videoblogs explicativos que servem como guia no treinamento.
  • Lesões: por falta de aquecimento, sobrecarga de peso ou problemas alimentares, as pessoas podem apresentar afecções leves ou graves.
  • Adotar dietas alimentares exageradas: muitas pessoas começam a praticar esportes para perder peso, mas recebem orientações incorretas sobre o que comer e o que não comer.
  • Não seguir uma boa alimentação: a atividade física deve ser acompanhada por uma nutrição adequada para evitar recaídas e falta de energia.

Frente a qualquer dor que sinta em alguma parte do corpo, é importante não hesitar em buscar atendimento médico especializado para encontrar as causas e tratamentos.