Android Auto e Apple CarPlay estão mudando o jogo no que diz respeito ao software nativo dos carros novos, especialmente os sistemas de GPS integrados, que os motoristas estão cada vez mais relutantes em usar e pagar.
Uma Nova Era de Conectividade
Enquanto algumas marcas buscam lucrar com equipamentos através de assinaturas, sistemas como Android Auto e Apple CarPlay tornam-se um problema para esses planos, levando à tentativa de eliminá-los.
O Fim da Gratuidade
Pagar pelo que antes era gratuito está se tornando comum na indústria automobilística. Marcas como BMW e General Motors estão explorando assinaturas para funções como assentos aquecidos ou serviços de infoentretenimento conectados.
Contra a Estratégia de Assinatura
Empresas como Dacia criticam essa estratégia, considerando ridículo cobrar por funções que deveriam estar acessíveis pelo simples fato de comprar o carro.
Conectividade em Questão
Com o aumento do uso de Android Auto e Apple CarPlay, os GPS integrados e outros serviços conectados das marcas de carros estão perdendo relevância, já que os motoristas preferem a conectividade de seus smartphones.
Nova Fórmula de Lucro
Os fabricantes estão inventando novas formas de fazer dinheiro, como cobrar por assentos aquecidos ou por desbloquear mais potência nos carros.
A Mudança das Montadoras
Algumas marcas estão integrando sistemas de Android e Apple em seus carros, eliminando a necessidade de conectar um smartphone, enquanto outras, como a General Motors, estão eliminando a conectividade através de Android Auto e Apple CarPlay por razões de segurança e instabilidade.
O Futuro da Conectividade Automotiva
Apesar da insatisfação dos usuários, a General Motors espera ganhar bilhões com assinaturas até 2024, além dos lucros com a análise e venda dos dados recolhidos pelo sistema de cada carro.
Este cenário destaca um dilema moderno: a busca por lucro das montadoras versus a preferência e conveniência dos usuários em utilizar seus próprios dispositivos para conectividade no carro.